Abelha de Ouro
Uma nova maneira de ajudar o planeta!!!
Início Plantas Caixas
Guaraipó (Melipona Bicolor)

A Abelha Guarupu ou Guaraipó é a única espécie de Melipona estudada até o momento que é facultativamente poligínica, isto é, os ninhos podem ter uma ou mais rainhas fecundadas atuando na postura.
Favos horizontais ou helicoidais, com invólucro.
Os potes podem ser grandes, com mais de 4cm de diâmetro;
O tamanho dos potes varia com o estado da colônia.
Os machos têm olhos pretos ou esverdeados. A coloração das abelhas pode variar de amarelada até bem mais escura;
A abelha Guarupu é encontrada no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Melipona bicolor schenki ou Guaraipo Negra, que ocorre no Sul do país, é de cor grafite a negra. Esta abelha geralmente faz seu ninho na base das árvores, mas eventualmente é encontrada em ocos no alto das árvores.
Outrora abundante na Mata Atlântica, foi a Melipona mais coletada por Wilms et al. (1996) na Estação Biológica de Boracéia. Está na lista das espécies ameaçadas de extinção do Paraná, presumivelmente em extinção em Minas Gerais e vulnerável no Rio Grande do Sul. A Guaraipo Negra está incluída na lista de espécies ameaçadas de extinção.
É uma abelha social da subfamília dos meliponíneos, de ampla distribuição brasileira.
Essa espécie é muito mansa, proporcionando um fácil manejo. Essa espécie é muito rústica, mas com o fator feromonal em destaque.
Necessita de lugares sombreados e alimentação, em igual proporção de água e açúcar. Desta forma, ao desidratar o xarope, as Guarupus são beneficiadas com a umidade interna da colmeia.
Fonte: mel.com.br/




Abelha de Ouro
Natureza sempre.

Sugestões???
Mande um ZAP:
(0xx47) 99941-6354